Artrose do tornozelo

Quando falamos especificamente da articulação do tornozelo, estamos falando de uma região onde a artrose não é tão comum quanto em outras regiões, como o joelho ou quadril. Isso ocorre pelo fato de a cartilagem que reveste o tornozelo apresentar uma resistência muito maior do que as demais. Assim, a artrose primária do tornozelo é relativamente rara. Normalmente, os pacientes desenvolvem artrose no tornozelo como consequência de fraturas, lesões ligamentares graves ou doenças inflamatórias (reumatismos). Apesar de menos frequente, a artrose de tornozelo é uma situação bastante incapacitante pois a dor costuma ser intensa e muito limitante para as atividades diárias.

Tratamento da artrose de tornozelo

No estágio inicial da doença, o tratamento consiste em identificar a causa da artrose e tentar intervir no intuito de evitar a progressão do desgaste. O tratamento pode ser feito por meio de medicação, fisioterapia, modificação de atividades físicas, uso de calçados especiais ou palmilhas, infiltrações de ácido hialurônico e, mais recentemente, aplicações de PRP. Se houver alguma deformidade articular passível de correção, optamos por tratamento cirúrgicos para corrigir a causa da artrose.  Nos estágios mais avançados da doença, apenas o tratamento cirúrgico estará indicado.

INFILTRAÇÃO COM ACIDO HIALURÔNICO

TRATAMENTO DA ARTROSE COM VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O ácido hialurônico, também denominado hialuronato, é o componente principal da substância básica da cartilagem articular e do fluido sinovial. O ácido hialurônico desempenha diversos papeis importantes nas propriedades viscosas e elásticas do fluido sinovial que lubrifica as articulações e a protege de impactos. Com o aumento da expectativa de vida e a necessidade do indivíduo se manter ativo temos encontrado um grande desafio no tratamento da osteoartrose. A osteoartrose é uma doença das articulações onde ocorre degeneração da cartilagem, surge naturalmente no ser humano com o envelhecimento do corpo ou precocemente associado a algumas doenças e também como sequela de lesões ósseas e ligamentares. O tratamento da osteoartrose pode ser conservador inicialmente ou cirúrgico em casos mais graves e com deformidades dos membros. No tratamento conservador temos a mudança dos hábitos de vida, redução do peso e fisioterapia. O tratamento medicamentoso pode ser com uso de analgésicos e antiinflamatórios, ou com uso de drogas que podem mudar o curso da doença. Condroprotetores como a glicosamina e condroitina estão disponíveis no mercado sob vários nomes comerciais. A infiltração articular com ácido hialurônico vem ganhando importância e seu uso tem aumentado bastante. É uma opção ao tratamento cirúrgico e pode ajudar a retardar uma possível cirurgia.

Dúvidas mais frequentes sobre a visco suplementação:

O que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano, uma molécula de açúcar que atrai a água e pode atuar como um lubrificante e absorver choques em partes móveis do corpo como as articulações.

Como é feito a aplicação?
É realizada no próprio consultório, antes é feito bloqueio anestésico local, aplica-se a medicação na cavidade articular.

Quais cuidados devo ter após aplicação?
Não são necessários cuidados especiais, pode-se retornar as rotinas normais.

Quanto tempo dura a melhora?
Os efeitos da medicação dura de 6 meses a 01 ano, alguns paciente com a fisioterapia e mudanças de hábitos de vida podem ficar assintomáticos por muito mais tempo.

Quais chances de melhora?
Todos os paciente se beneficiam da infiltração, porém o sucesso do tratamento também depende de outros fatores, como grau de artrose, tipo de atividade do paciente dentre outros.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO EM OSTEOARTRITE DO TORNOZELO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Artigo publicado acta ortopédica